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segunda-feira, 26 de março de 2012

Você Conhece Seus Próprios Resultados?


Só há muito poucos anos recrutadores, consultores e coaches passaram a perceber e valorizar  a importância dos “resultados” na hora de analisar, desenvolver um CV, orientar um candidato. A maioria dos currículos – e hoje ainda encontramos muitos assim – se restringia a uma cronologia profissional, com cargos e datas de admissão e saída. Formulários prontos. Era um jogo de dedução mais ou menos consensual: “ora, se ele trabalhou cinco anos nessa empresa de prestígio, com certeza é um excelente profissional”. Será mesmo?
Convictas de que seu capital intelectual é um ativo que traz diferença na competitividade, as empresas querem saber muito mais se onde o candidato trabalhou é de grande prestígio ou não. Querem saber o que ele é capaz de fazer, inclusive fora da empresa. Claro, empresas de grande porte, universidades com alto reconhecimento, pesam na hora de selecionar alguém. Mas se não estiver claro qual foi a contribuição do profissional onde ele esteve, esses dados podem tornar-se secundários.
As empresas de tecnologia em geral, pontocom ou desenvolvedoras de sistemas, ávidas por captar talentos, estão de olho nos resultados. Milhares de jovens da área de TI muitas vezes começam em pequenas e médias empresas, e lá terem conseguido resultados qualitativos.  Saber descrever esse resultado na hora de buscar novas oportunidades é crucial atualmente. E mais: descrever qual o foco da empresa que você trabalhava. Muitas empresas pequenas desenvolvem processos criativos e não tem um nome “famoso” ainda. Descreva, isso é importante. Por exemplo: “empresa com foco em games para celulares”.
Desenvolveu um sistema? Criou uma nova metodologia de trabalho? Reduziu custos? Participou da elaboração de um novo produto: Trabalhou em equipe? Aumentou o budget de sua área depois do sucesso de um determinado projeto? Essas são as informações que os recrutadores estão de olho, e isso não se restringe à área de TI.
Publicamos a pouco tempo em nosso blog a importância de experiências em organizações não governamentais, trabalhos de ação social, ainda que não sejam remunerados. As empresas sabem que essa é uma fonte de grande experiência e amadurecimento. Trabalhar em equipe, aprender a escutar, atendimento ao público, busca de soluções com poucos recursos, planejamento de campanhas são atividades que contribuem fortemente para fortalecimento do profissional mais tarde no ambiente corporativo.
Por isso, procure não fazer seu currículo rapidamente. O item “principais realizações” será um cartão de visita e tanto. Onde você apresentará seus resultados, onde você se sai bem, tem domínio e segurança. Não subestime a sua experiência. Reflita e mostre do que você é capaz e destque pelo menos cinco de suas grande realizações. Boa sorte!
Texto de Fabíola Lago

2 comentários:

  1. Sr. Jorge Pontual

    Gostei de seu blog e tomo a liberdade para pedir sugestões de boas empresas de "coaching"

    Obrigado,
    Marcelo

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    Respostas
    1. Olá Marcelo. Peço-lhe desculpas por não ter respondido antes seu comentário. Existem dezenas de empresas deste segmento. Em que cidade você mora? Abs.

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