*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*BEM VINDOS AO JOB BRAZIL! *.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*
Obrigado por visitar nosso blog. Aqui temos comentários, notícias e atualidades sobre o mercado profissional brasileiro. Participe, envie um Post. Vamos montar uma rede, trocar opiniões e informações. Vamos identificar os sites sérios, realmente voltados para o aprimoramento profissional e para quem busca oportunidades de trabalho, onde investir nosso tempo realmente traz resultados.

* . *. * . *. *. * . *. * . SEJA UM SEGUIDOR DE NOSSO BLOG E RECEBA OS UPDATES!! CLICK AÍ EMBAIXO À DIREITA .* . * . * . * . * . * . *

terça-feira, 22 de março de 2011

Você tem orgulho do Brasil?

Muitos brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. Claro que temos muitas coisas para melhorar, mas já avançamos muito e avançamos mais à cada dia. Mas, realmente, parece que é ainda é um vício falar mal de nosso país.

Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil, muitas pessoas insistem em maximizar os negativos. 


Pessoal, estes comentários ruins já caíram de moda!! Já deu! Precisamos nos atualizar, "mudar o disco", como diriam meus avós. Não somos mais o país do futuro. Somos o país do presente. Só não enxerga quem não quer.

Só para termos um termo de comparação, vou citar a Holanda, exemplo de país desenvolvido. Lá, os resultados das eleições demoram dias e dias, porque não há nada automatizado. Lá, só existe UMA companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado... Sabiam disso?

E na higiene? Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e, com mesma mão suja, entregam o pão ou a carne. É isso mesmo: na Espanha por exemplo, o atendente recebe seu dinheiro, e, em seguida, pega um pão direto com a mesma mão, corta sobre o balcão sujo, coloca presunto com a mão e te entrega. Sem qualquer guardanapo... Em Paris, é comum ver pessoas nas ruas com um pão embaixo do braço. Só o pão, sem sacola de papel... 


Aliás, em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil poderia ir pra lá, dar aulas de 'Como conquistar o Cliente'.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais e termos orgulho de nosso país. Vejam esses dados da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, há mais de 10 anos, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 instalando-se, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o 2º do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO- 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México , são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Portanto, temos muito mais motivos para nos orgulharmos, do que para falarmos mal do Brasil:
Então galera, vamos lá!
1. Por que não nos orgulhamos em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que temos o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que nossas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
4. Por que não falamos que nosso país é o mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizer que somos hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está começando à punir seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que não nos lembramos que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?
8. Por que não nos orgulhamos de sermos um povo que, sem deixar de fazer a sua parte, faz piada da própria desgraça e enfrenta os desgostos sambando?

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Bendita seja, querida pátria chamada, Brasil!!

A moda agora é outra: a moda é falar bem do Brasil!

Abs.


Got

2 comentários:

  1. Olá George, parabéns pela iniciativa! Acabo de chegar da Europa e confirmo muitos destes itens, temos coisas boas por lá sim, mas limpinho e trabalhador igual o brasileiro não é fácil de achar.

    Tenho pensado em iniciar um mestrado sobre isso, partindo da idéia de que as mídias poderiam falar de coisas boas para começar a melhorar a auto-estima do Brasil. Afinal, essa valorização precisa ser iniciada pelas pessoas, não podemos esperar os políticos ficarem honestos para mudar a nossa situação. Você tem trabalhado em cima desta idéia?

    Bem, caso tenha interesse em falar mais sobre o assunto ou algum comentário para contribuir com a minha idéia, me mande um e-mail para vanessa_hmo@hotmail.com

    Muito obrigada pelo post! Vou seguir seu blog!
    Vanessa Moiseieff

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, concordo com tudo o que você disse. O Brasil tem muita coisa boa e que devemos nos orgulhar. Também me orgulho muito de ser brasileiro. Estou no Canadá, mas estou morrendo de saudade do Brasil e não vejo a hora de voltar.

    Mas acho que precisamos manter os pés no chão, e não enfrentar todos os desgostos sambando, porque já dançamos muitas vezes por pensar dessa maneira. Muitos políticos corruptos adorariam que todo brasileiro tivesse esse pensamento utópico de que o país está a mil maravilhas.

    Achei o texto bem tendencioso, pois poderia mostrar também o que não devemos nos orgulhar e tentarmos mudar. Muitos dos nossos políticos não são exemplos pra nenhum país.

    Mas gostei muito do texto! Me interessei pelo blog!!!

    Obrigado,

    Diego Teixeira

    ResponderExcluir