*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*BEM VINDOS AO JOB BRAZIL! *.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*
Obrigado por visitar nosso blog. Aqui temos comentários, notícias e atualidades sobre o mercado profissional brasileiro. Participe, envie um Post. Vamos montar uma rede, trocar opiniões e informações. Vamos identificar os sites sérios, realmente voltados para o aprimoramento profissional e para quem busca oportunidades de trabalho, onde investir nosso tempo realmente traz resultados.

* . *. * . *. *. * . *. * . SEJA UM SEGUIDOR DE NOSSO BLOG E RECEBA OS UPDATES!! CLICK AÍ EMBAIXO À DIREITA .* . * . * . * . * . * . *

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Coaching, Outplacement ou Assessoramento de Carreira



Não dá outra: foi só atualizar meu currículo em alguns sites que divulgam vagas na internet para eu começar a ser contatado por empresas de "outplacement” que elogiam meu currículo e sempre tem uma excelente oportunidade de trabalho, em uma excelente empresa, que por sinal se encaixa perfeitamente em meu perfil. Mas quando agradeço e informo que, apesar de estar interessado eu só me proponho a pagar qualquer valor quando  eu conseguir a vaga em uma empresa que me tenha sido apresentada por eles, o “grande interesse” por mim desaparece na hora e a ligação é terminada com frases do tipo “ não trabalhamos desta forma e sim com contratos de prestação de serviços de consultoria” para os quais  querem cobrar adiantado valores que variam de R$1.200,00 a mais de R$5.000,00.

Estou escrevendo este post para dividir um pouco de minha experiência neste assunto. Há cerca de 04 anos eu necessitava me recolocar no mercado e fiz uma grande pesquisa sobre empresas de outplacement do Rio de Janeiro para saber quais eram as melhores, as mais recomendadas. Contratei uma das maiores empresas deste segmento, famosa e internacional. Resultado? Fiquei muito desapontado com a qualidade dos trabalho. Realmente me senti enganado, principalmente quando descobri através de amigos que eu tinha caído em um conto do vigário que era praticamente o mesmo em diferentes empresas.

Desta forma, resolvi fazer um breve resumo sobre como estas empresas trabalham, para que todos tenham oportunidade de conhecer estes processos.

Primeiro: Existem empresas sérias de outplacement?
Depende do que você considera uma “empresa séria”. Se nós estamos falando de uma empresa que será contratada para analisar seu currículo e, de forma honesta, assumir o compromisso de recolocar você no mercado e só cobrar por este serviço depois que você estiver colocado, minha resposta é: Esta empresa não existe no Brasil.

Segundo: Como estas empresas agem?
Muitas destas empresas começaram prestando serviços de outplacement para grandes corporações, trabalhando com aqueles que haviam sido demitidos por estas empresas, ou seja, uma espécie de recompensa, prêmio de consolação ou mesmo um band-aid para quem foi demitido. Aos poucos eles foram vendo que havia demanda entre as pessoas fisicas. Descobriram que quem está buscando oportunidades de trabalho pode estar meio perdido, sem saber como fazer para conseguir se recolocar,  pois a verdade é que a maioria dos profissionais envia alguns currículos pela internet acreditando que conseguirá se recolocar rapidamente, mas na medida em que o tempo vai passando, vai também chegando o desespero e a sensação de “eu preciso de ajuda de alguém especializado”. É nesta hora que estas empresas dão o bote e vendem a ilusão de que através delas você conseguirá se recolocar.

Terceiro: O que todas dizem para lhe convencer?
A ladainha é sempre a mesma, algo parecido com “…o processo de recolocação profissional demanda grande esforço pessoal e é fundamental ter o suporte profissional de alguém especializado. Somos uma empresa séria e não fazemos promessas que não poderemos garantir, mas trabalharemos fortemente para chegar ao seu objetivo, pois somos especialistas nesta área...”.  A primeira parte sobre demandar um grande esforço é real.
A segunda, não necessariamente.
O que estas empresas vendem é um “pacote de consultoria” muito bem disfarçado por um nome garboso tipo “Outplacement”.    Mas na verdade é uma prestação de serviços para refazer seu currículo, conversar um pouco com você, melhorar o seu astral e “tentar” lhe ajudar a se recolocar no mercado por uma pequena fortuna. As mais sérias até prestam um serviço de “Coaching” ou "Assessoramento de Carreira", mas o “Outplacement” verdadeiro, a recolocação profissional que é o que realmente interessa e foi contratado, elas não entregam.
Todas também dizem que vão lhe oferecer um “trabalho personalizado” e para lhe fazer acreditar que vão mesmo conseguir sua recolocação, eles lhe dizem que você deverá pagar um valor total que será dividido em “X” em dinheiro (muitas vezes divididas em 04 vezes sem juros no cartão de crédito, tipo Casas Bahia) e mais um percentual “Y” de seu primeiro salário. E aí você pensa: “Uau! Eles já estão contando com meu primeiro salário!!” Mas isto faz parte do jogo, do “contrato psicológico” para o qual eles lhe induzem a acreditar que vão conseguir sua vaga. Na verdade eles já cobraram tudo que queriam quando você pagou a "entrada".
Também costumam dizer que possuem oportunidades que só são divulgadas para quem as contrata, que tem ferramentas que conseguem priorizar os currículos nos processos de contratação, que conhecem “n” Head Hunters aos quais você será apresentado(a), que farão uma ‘grande melhoria” no seu currículo que fará uma grande diferença e chamará atenção, etc… etc… Mas no final desta conversa, sempre dizem que “não podem garantir sua recolocação”. Em resumo: é como se uma pessoa praticamente dissesse que vai lhe recolocar no mercado, que possui as vagas, que sabe como fazer, mas que "infelizmente" não pode assinar um contrato “garantindo” que vai te recolocar.  Mas deixa subentendido que “coooommmm eeeeste seu currííííículo” vai sim conseguir um emprego rapidamente, mas que cabe a você ter a coragem de contrata-los e confiar neles "como vários bons profissionais do mercado já fizeram". É tudo balela.

Quarto: Qual o objetivo real destas empresas?
As piores empresas deste segmento (que no mercado chamamos de picaretas), pegam seu dinheiro e, no que diz respeito a recolocação, o trabalho deles se resume a lhe enviar algumas poucas vagas. As chamadas de "empresas mais sérias” vão mexer um pouco com seu currículo, vão fazer uma ou duas entrevistas simuladas, testar seu conhecimento em idiomas e lhe disponibilizar algumas horas por semana para lhe tirar dúvidas. Ou seja: vão fazer um Coaching e tentar lhe convencer que "eles estão trabalhando para você”. Eles podem até lhe dar uma relação de Head Hunters e de sites da intenet,  ou mesmo lhe dizer para escolher as empresas onde você quer trabalhar e lhe aconselhar a enviar uma carta para um executivo destas empresas elogiando o trabalho da mesma e se colocando à disposição delas.  Algumas até enviam relatórios com listas de empresas para as quais teriam enviado seu currículo (mas na maior parte das vezes trata-se de uma lista única que eles enviam para todos que os contratam...).
O resumo da ópera é o seguinte: o trabalho de buscar as vagas é seu, da mesma maneira que seria se você não os tivesse contratado. E como o contrato é por tempo determinado (normalmente por 60 ou 90 dias), eles querem mais é que o tempo vá passando para se livrar do compromisso com você, para poder lhe dizer que "mesmo assim, vamos continuar tentando conseguir sua oportunidade", se despedirem e poderem gritar: ”O próximo!!”
Outra coisa importante: a pessoa simpática e bem treinada que faz a apresentação da empresa, é bem articulada, mostra conhecimentos, fala mais de um idioma e desperta sua confiança NUNCA é a pessoa que vai trabalhar com você. Quando eu caí neste conto, a pessoa que me recebeu era muito bem preparada e a que me atendeu depois era um pouco mais do que uma estagiária. Briguei, reclamei, consegui uma prorrogação do meu prazo por mais 30 dias, mas tive que pagar. Afinal, eles tinham o tal contrato…

Conclusão: em minha opinião, se você está desempregado(a) e buscando uma oportunidade, não vale a pena contratar estas empresas que cobram qualquer valor antes de mostrar trabalho. Você alguma vez já foi remunerado por um trabalho antes de trabalhar?  Pois é, nem eu. E quase todas as empresas que se propõem a lhe recolocar querem cobrar pelos serviços antes da sua recolocação. Pode ser sério?

Minha sugestão é que você administre sua recolação e siga algumas dicas que se encontram em outros textos que estão aqui no Blog e com várias pessoas que sempre se propõe a ajudar.

Porém, se você realmente necessita de um assessoramento profissional tipo Coaching, uma consultoria para lhe preparar para se apresentar ao mercado, sem expectativas de ser recolocado(a), há algumas empresas sérias que podem prestar este serviço. Prefiro não recomendá-las aqui, mas posso passar alguns nomes através de meu e-mail.
Boa Sorte a todos!

Got

17 comentários:

  1. Olá Jorge, eu gostaria de saber qual foi a empresa que te dececionou e quais vc indicaria, estou a procura de recolocação em SP pois me mudei agora, como vc tbm morava no Rio anteriormente e tive que pedir demissão para acompanhar meu marido.

    Aguardo ajuda.
    Grata
    Etienne

    ResponderExcluir
  2. Jorge,
    Excelente comentário - esse é mesmo um mercado complicado. Eu conheço um pouco do assunto, por experiência própria.

    Nenhuma empresa pode te garantir recolocação por um simples motivo: elas não são as donas das vagas! O máximo que elas podem fazer é te ajudar a entrar em contato com essas vagas. Isso quando fazem alguma coisa.

    As que te procuram e dizem que tem uma vaga com teu perfil são 100% picaretas. As que dizem que tem acesso a "vagas que não estão no mercado" idem. Tem ainda uma variante curiosa: algumas não cobram pelo serviço, mas te pedem pra fazer uma série de "testes e avaliações" que não são baratos mas que eles podem "fazer o favor" de disponibilizar pra você por um preço camarada. 110% picaretas.

    As (poucas) empresas corretas fazem algo que tem seu valor. Aos que nunca procuraram emprego, eles fazem uma espécie de "treinamento para buscador de trabalho novo", coisa que a gente não aprende na escola. E as honestas avisam isso.

    Quem quiser buscar o mesmo conhecimento via internet, através de artigos e reportagens, pode até encontrar. Requer uma certa dedicação e um cuidado para separar "joio do trigo", mas é viável.

    Em todo caso, o alerta é mais que válido - todo cuidado é pouco!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jorge pelo seu texto! Perfeito!
    Você já o postou no Linked In?
    Considero um alerta de GRANDE valia para todos aqueles que estão em busca de suas recolocações. Já passei por isso, e hoje, quando também estou em busca por uma nova oportunidade de trabalho, vivo recebendo ligações e convites para entrevistas deste tipo de empresa. Fico sinceramente indignado com atitudes como as destas empresas, que querem ganhar dinheiro em cima de pessoas que estão em um momento difícil, as vezes até crítico.
    Cordiais saudações,
    Ricardo N.Uzeda

    ResponderExcluir
  4. Jorge,
    Gostei muito do seu post.. certamente irá me ajudar em minhas buscas. Por gentileza, se vc puder me passar contatos de empresas no Rio de Janeiro, que prestem este serviço, agradeço imensamente. Apesar de tudo, estou disposta a tentar, pois realmente preciso de um auxílio e tenho uma certa urgência.
    Obrigada!
    Mirta (mcondessa@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. caro Jorge, você recomenda a dqueiroz associados ?

    Antecipadamente grato
    M. De Bonis
    mdebonis@uol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu foi vitima de uma empresa ontem mesmo..me ligaram ha 2 dias para marcar uma "entrevista" na Rua Asambleia 10 sala 3016 centro. quando cheguei e perguntei sobre a vaga me informaram que não tinham vaga nenhuma e sim o oferecimento de serviço para colocar o meu curriculum em empresas "grandes e multinacionais" e que isto tinha um custo de 10x 500 reais..algo realmente absurdo, pois eu não tinha ido para comprar nenhum serviço. no final depois da moça insistir muito baixou o valor para 10x77 reais...NADA A VER! eu não aceitei e falei que me senti enganado e fui embora.

    ResponderExcluir
  7. Jorge,

    Muito Obrigado pelo post, estou sendo contatado por uma empresa de São Paulo (Global Parthners) e não tinha certeza do que fazer. Em mi caso querem me cobrar 7500 dividido em 4 mas o 100% do meu primeiro salario.

    Eu proponho que todos publicamos os nomes das empresas, os valores que pedem e si som confiável.

    Muito obrigado de novo

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Jorge,
    antes de tudo agradeço pelo post.
    Estou morando no exterior e atualmente preparando o meu retorno ao Brasil em março.
    Considero a possibilidade de recorrer à um serviço de Coaching profissional e por isso, gostaria de te pedir de as referências das empresas que você considera como sérias.
    Muito obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  9. oi Jorge... adorei o texto... vc poderia me enviar as empresas a que vc se refere no texto? tô tentando separar o joio do trigo aqui no rj... obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá Jorge,

    Estou em São Paulo, quase dois meses e tenho feito uma procura ativa de emprego, mas que ainda não tiveram resultados positivos, queria que disse-se quais é que são as empresas boas de outplacement, acho que preciso de uma ajuda extra, e não queria cair na tal roubada! Se puder enviar para o email:
    martaricciardi@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ola Jorge,

    Muito bom o seu post. Eu moro em Sao Paulo, você poderia me encaminhar por email a referencia dessas empresas.
    mvaz.amaral@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá, Jorge!

    Vc poderia me dizer quais as empresas vc recomenda para coaching?
    isabelavon@gmail.com

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá, caro Jorge! Wow!

    Muito esclarecedor o seu post! Meu caro, hoje mesmo, vou a uma dessas empresas de 'Outplacement'. Vamos ver no que vai dar!

    A despeito do valiosíssimo relato seu, digo-lhe que já fui advertido a respeito! Agora, 'ouvindo' uma segunda pessoa opinando, é que NÃO pago valor algum!
    Sabe, vou pra ver no que vai dar! É aquela história: "O Não eu já tenho!"

    Meu caro, peço-lhe a enorme gentileza de me enviar por e-mail a lista mencionada.

    Um abraço e muito obrigado,

    ERICK
    erick.mizuno@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá a todos!
    Hoje, 27-Junho-2014.

    Este post é MORTO! O referido autor JAMAIS enviou qualquer mensagem a mim ou a qualquer outro listado acima. Sei pois conversei com alguns dos anteriores e com alguns dos posteriores que não deixaram nenhuma mensagem.

    De qualquer maneira, o que está escrito é verdade! Há muita empresa que quer ganhar em cima de quem está "na prateleira". Caso interesse, envie-me um e-mail e posso encaminhar uma pequena lista de empresas, custo de duas delas e impressões pessoais acerca.

    Boa sorte a quem estiver por aí! ;)

    ResponderExcluir
  15. Gente, só a título de esclarecimento:
    Replacement é o serviço oferecido para pessoa física que está em busca de novas e melhores oportunidades de trabalho.
    Outplacement é o serviço oferecido para pessoa jurídica que irá encerrar seus contratos de trabalho com alguns executivos e como benefício na saída, a própria empresa pagará pelos serviços de uma empresa especializada para recolocá-los no mercado novamente.

    Quem quiser conhecer mais sobre estes trabalhos pode visitar o site da minha empresa ou entrar em contato pelo telefone. www.cvtvweb.com.br // 11 4116.4547

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde,

    Tenho uma proposta que poderá agregar valor ao seu
    trabalho de recolocação de executivos: livro biográfico exclusivo,
    retratando a trajetória pessoal ou profissional do seu cliente.

    Assim sua evolução, realizações, momentos de superação etc.
    serão resgatados e preservados da melhor forma,
    melhorando a autoestima e confiança
    para enfrentar com maior vigor seus desafios cotidianos.

    Tenho 34 anos de experiência e posso desenvolver o trabalho
    com agilidade e custo bem atrativo.

    O livro poderá inclusive prestar uma homenagem inesquecível.

    Estou à disposição para maiores informações.

    Abraços, obrigado e até breve!

    www.vidaescrita.com.br

    ResponderExcluir
  17. Prezado amigo Jorge, muito bom dia.

    Achei super interessante este seu material. Sinceramente comunga com a minha opinião. Sou engenheiro e trabalho a 10 anos na profissão, mas que infelizmente, em função da crise que estamos enfrentando estou desempregado a 1 ano. Estou analisando algumas empresas de assessoramento de carreira, contudo o custo elevado do investimento me acendeu um alerta da fraude e até o momento não finalizei nada.

    Como você comentou, poderia enviar esta listagem das empresas "sérias" do Rio de Janeiro para que eu possa contactá-las e saber mais a respeito dos serviços prestados?

    Desde já agradeço pela sua ajuda e atenção. Grande abraço.
    Alan

    ResponderExcluir