*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*BEM VINDOS AO JOB BRAZIL! *.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*
Obrigado por visitar nosso blog. Aqui temos comentários, notícias e atualidades sobre o mercado profissional brasileiro. Participe, envie um Post. Vamos montar uma rede, trocar opiniões e informações. Vamos identificar os sites sérios, realmente voltados para o aprimoramento profissional e para quem busca oportunidades de trabalho, onde investir nosso tempo realmente traz resultados.

* . *. * . *. *. * . *. * . SEJA UM SEGUIDOR DE NOSSO BLOG E RECEBA OS UPDATES!! CLICK AÍ EMBAIXO À DIREITA .* . * . * . * . * . * . *

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O que funciona para encontrar emprego?

Pessoal,


Vou ser direto e objetivo: para quem está procurando emprego, está difícil prá caramba! E o que é pior: está cheio de gente e de sites que dizem que querem ajudar e dão um monte de conselhos. Mas não conseguem nenhuma entrevista!! Portanto, não quero entrar na lista dos "conselheiros", nem quero dar a impressão que eu tenho "a" fórmula infalível para conseguir um emprego. Mas quero sim falar da minha experiência prática.


Há cerca de dois anos estive buscando um trabalho e consegui, mas infelizmente não foi possível continuar na  empresa onde eu entrei por uma série de razões. Bem, aqui estou eu de volta e quero dividir com vocês o que eu fiz para conseguir minha recolocação no passado e o que estou fazendo neste momento porque acredito que é o melhor caminho. Vamos lá:


1. Ajude-se: Cancelar o “processo de culpa”. Quem está necessitando de oportunidade de trabalho já tem problemas suficientes. Não há espaço para coisas do tipo “eu não deveria ter feito aquilo que fiz na empresa onde eu trabalhava” ou “eu deveria ter guardado mais dinheiro para uma emergência”, etc… Estamos vivos e com boa saúde. É tudo que necessitamos para continuar. Ou você preferia ser o Ayrton Senna que teve tudo na vida mas morreu com 34 anos?  A verdade é que o passado não nos pertence mais. Acabou. Fim. Valeu a experiência. Temos que avaliar aonde erramos e evitar ao máximo errar novamente as mesmas coisas. Mas ERRAR FAZ PARTE DA VIDA. Só não erra quem não tenta. E EU TENTO! E trabalho. E me dedico ao que faço. Então eu acerto muito, mas também erro um pouco. Temos que aceitar isso e tocar em frente.


2. Fatos Incontestáveis: Há centenas de pessoas de diversas faixas etárias que estão correndo atrás de emprego e desanimando por várias razões: porque não tem ‘feedback’, porque são “muito velhas”, porque são “muito novas” e não tem experiência, porque “não estão contratando”, porque “todas as empresas grandes estão se mudando do Rio” (li este comentário semana passada), etc... Mas não é por aí... Temos que entender que não é pessoal. É o mercado, caramba! Há uma máxima do esporte do Box que diz: 'Não importa com quanta força você bata ou com quanta força você receba um golpe. Quem ganha a luta é quem consegue estar em pé no final". Então, é o seguinte:
- A concorrência é forte e a briga é boa.  Temos que descobrir como nos destacar ao enviar os currículos e buscar alternativas. Ponto.
- Os menos qualificados agradecem a quem desanimar ou desistir.
C'est la vie.


3. Verdades sobre os Sites: Há uma regra básica na busca de vagas através da internet: Não existe e nem vai existir um “reconhecimento” pela quantidade de currículos que enviamos. Portanto, vamos parar de nos lamentar! Se a vida fosse justa, touros não atacariam vegetarianos. Portanto, todos os currículos que enviamos até ontem foram tentativas que só poderão dar resultados em cerca de duas semanas após o envio. Não adianta ficar esperando uma resposta imediata.  Ah, ia esquecendo: raramente eles darão resultados se ninguém entrou em contato após quatro semanas. Portanto, tudo que enviamos há mais de um mês foram só tentativas. Cada dia é um novo dia e o que importa é continuar e buscar entender porque nossos currículos não foram selecionados. E não adianta ficar reclamando.


Agora as dicas. Vambóra!


DICA 1: Browser: Para me ajudar eu uso o Firefox e não uso o Explorer do Windows. Sabe porque? No Firefox você pode abrir várias abas em difrentes sites da Internet de forma rápida. Aí você salva estas escolhas  e abre automaticamente todas estas abas na hora em que você inicializar o browser. É muito mais fácil porque TUDO que você elegeu checar todos os dias já abre direto na sua tela. Meu Firefox abre 10 sites em poucos segundos. E o programa ainda guarda as senhas! Facilita muito!


DICA 2: Branding: Você não vai conseguir se destacar enviando o mesmo currículo para todas as vagas. Isso todo mundo faz. Temos que ler os pré-requisitos da vaga e adaptar o currículo, destacando ou introduzindo esta ou aquela competência que tinhamos esquecido de mencionar (mas não vale mentir…).  Temos que fazer Branding, ou seja, destacar nossa marca, vender nosso peixe. Sabem quanto tempo eu levo em média para postar um currículo? Cerca de quarenta minutos se for em português e de uma hora e meia se for em espanhol ou em inglês.
Isto pessoal não é invenção minha, tem nome e sobrenome. Chama-se "SEO" (Search Engine Optimization). Em português ele é conhecido como Otimização de Sites ou Otimização para Buscas. Veja o que fazer para destacar seu currículo no texto chamado “Quer gerar muitas entrevistas de emprego? Seja um mestre SEO” no link   http://ecommercegirl.com/?p=1482


Dica 3: Controles: Temos que saber exatamente o que estamos fazendo, para aonde estamos caminhando. É necessário controlar os currículos que enviamos. Para onde, para que vaga, em que data, para que site. Crie uma pasta no seu e-mail e arquive as respostas automáticas. Faça uma planilha de Excel e digite os dados à cada dia. Nestes controles é possível vermos tudo que estamos fazendo e corrigir eventuais erros estratégicos. E as vezes descobrimos que estamos enviando menos currículos do que imaginávamos...


Dica 4: Network: Todo mundo diz que temos que usar nosso network. Esta palavra esta na moda. Mas como fazer?
Vou contar o que eu faço, ok? É o seguinte:
Quando você quer vender um carro, o que você faz? Coloca um anúncio no para-brisas, outro no classificados do jornal, avisa os amigos e até vai em algumas concessionárias para ver quanto pagam por ele, não é mesmo? Pois é. Isso é sua "Estratégia de Vendas". Na procura de empregos também é muito importante ter um posicionamento estratégico no mercado. Em outras palavras: só ficar postando currículos não é suficiente. É necessário usar outras alternativas, como por exemplo lançar mão de nossa capacidade de vender nossa imagem profissional para o mercado e para nosso círculo de contatos, o tal network. Então, sugiro:
- Fazer um cartão de visitas. É um absurdo um(a) profissional sair para qualquer lugar sem ter um cartão para entregar para quem interessar. Esta história de “deixa eu arrumar um papel para anotar o número do meu celular” é o fim da picada e não lhe diferencia do resto. Hoje em dia, 100 cartões de visitas custam menos de R$ 30,00 e ficam prontos em meia hora! Coloque seu nome, sua especialidade logo abaixo (como se fosse sua função em uma empresa), seu endereço, telefones de contato e e-mail.
- Participar de eventos de nossas áreas de atuação. Há na Internet eventos gratuitos em associações de classe, na Federação da Indústria, nas Câmeras de Comércio, no Clube dos Diretores Lojistas, etc… Ir a feiras setoriais (existem várias, principalmente em SP). Mostrar-nos para o mercado, conhecer pessoas novas e reecontrar as antigas amizades.
- Diga as pessoas de seu relacionamento que você está buscando uma oportunidade. Faça um e-mail bacana e diga que você está em transição de carreira, relembre sua especialidade e coloque-se à disposição para alguma oportunidade.


Bem, era isso. A fonte de tudo que eu coloquei neste texto foi minha própria experiência.
Se você tem alguma outra boa estratégia, divida! Este é o objetivo deste Blog. Comente este post e faça sua sugestão!


Boa sorte à todos, sempre!


Forte abraço,


Got
Public Profile: http://br.linkedin.com/in/jorgepontual

2 comentários:

  1. Jorge,
    Muito bom o seu artigo. Na realidade fala, de forma organizada, tudo que de certa forma muitos sabem, mas acabam não praticando.
    Esta fase é muito difícil e dividir um pouco essa "angústia" que acaba sendo similar, dá uma sensação melhor.
    Parabéns
    Adailsa Vilhalba

    ResponderExcluir
  2. Oi, venho lendo seu blog como seguidora, começou bem! Eu tenho gostado do seu conteudo. Escrevo um Blog também, mas o meu é de cronicas do mundo corporativo e do mundo real, te convido a conhecer e se gostar, seguir ou divulgar: http://frauximiti.blogspot.com/2010/09/grafologia.html

    ResponderExcluir