Muitos profissionais também estão preocupados em
redigir um currículo atraente para impressionar o recrutador
Ao longo da carreira profissional, investir em
capacitação e especialização, reciclar conhecimentos adquiridos, fazer cursos
de idiomas e informática e obter experiência costumam ser anseios comuns das
pessoas que buscam se inserir no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Na procura por um emprego, além de batalharem para ter sucesso na entrevista,
muitos profissionais também estão preocupados em redigir um currículo atraente para
impressionar o recrutador.
Com a chegada da era digital, o acesso das empresas
a informações sobre competências e habilidades de um candidato tornou-se muito
mais prático, graças à consulta de currículos cadastrados em sites
especializados. Nessa hora, informar palavras-chave relacionadas à área de
atuação é um diferencial, pois elas são utilizadas como filtros na busca de
funcionários pela internet. Isso significa que usá-las de forma adequada no
currículo aumenta consideravelmente as chances de ser encontrado, conforme o
perfil profissional desejado pelas corporações.
Ao disponibilizar uma vaga, as empresas delimitam
as características ideais para o seu preenchimento, que englobam desde cargo
almejado e lugar onde vive até critérios como idade, formação, tempo de
experiência e domínio de idiomas. Por isso, é recomendado que o candidato pense
em vocábulos que sintetizem a profissão, como títulos, funções e
especialidades, destacando terminologias frequentemente usadas em cada área.
Não economize nos detalhes dessas expressões, pois quanto mais específicas e
utilizadas elas forem, maiores serão as chances de aparecer no buscador. Mas
cuidado: nunca afirme algo que não domina, pois depois certamente será cobrado
por isso.
Caixa separar currículos
As empresas delimitam as características ideais
para o seu preenchimento
Seja qual for o campo de atuação, é preciso estar
atento a essas dicas. Pode até parecer exagero, mas o uso de palavras-chave tem
contribuído para o sucesso das carreiras profissionais por ser um meio eficaz
de potencializar o currículo e garantir maiores oportunidades de entrevistas
aos candidatos.
Para ajudar aqueles que ainda não sabem como
utilizar palavras-chave corretamente, alguns termos de campos distintos podem
ser tomados como direcionamento.
Os profissionais de vendas e negócios, por exemplo,
podem usar as expressões:
- atendimento ao cliente,
- varejo
- reuniões
- marketing de produto
- assistência técnica
- metas
- comunicação estratégica
- fechamento de caixa
- pós-venda
- administração de carteira de clientes.
Já para o pessoal de tecnologia, recomendo uso
de vocabulários específicos da informática, a exemplo de:
- Lan Switches
- FTP
- HTML
- Linux
- Windows
- intranet
- protocol
- banda larga
- servidor
- browser
- banco de dados.
Nas funções ligadas à administração, costumam ser
usados: balanço, gerência de projetos, controle de inventários, apresentação de
resultados, suporte ao cliente e prestação de contas. Enquanto as expressões
desenvolvimento organizacional, treinamento e desenvolvimento, relações
trabalhistas, plano de carreira, recrutamento e seleção são adequadas para quem
tem experiência na área de recursos humanos.
*Villela da Matta
Nenhum comentário:
Postar um comentário