Com
metade dos votos, a ignorância a respeito dos negócios, cultura e perfil da
empresa em questão é, de longe, o pior
deslize me uma entrevista, segundo os usuários do LinkedIn.
Nem
só de falta de informações vivem os erros mais clássicos em uma entrevista de
emprego. Falta de noção e organização do tempo também entraram para a lista.
Confira:
1.
Não saber muito sobre a companhia
O
erro é comum, mas pode ser resolvido com uma busca no Google e um olhar atento
no site da companhia.
Como
evitar? Não deixe de dedicar alguns minutos para ler com atenção o site da
companhia, buscar notícias recentes sobre os negócios da empresa e mercado em
que ela está inserida.
Vale
também checar as resenhas de funcionários postadas na rede social Glassdoor.
Apesar de ainda não ser popular no Brasil, o site traz um panorama interessante
sobre os bastidores de companhias espalhadas pelo globo.
2.
Chegar atrasado
Por
mais coerentes (ou não) que sejam as justificativas para perder a hora na
entrevista de emprego, este é um erro que, de cara, já pode minar as chances de
qualquer bom candidato.
Como
evitar? Organize-se para chegar com, no mínimo, trinta minutos antes da
entrevista. No dia anterior, cheque os trajetos possíveis, leve em conta
prováveis imprevistos e investigue se fatos que atrapalham o trânsito, como
obras ou eventos especiais, cruzarão o seu caminho.
3.
Fazer perguntas irrelevantes
Uma
boa estratégia para demonstrar interesse pela oportunidade em questão é fazer
perguntas para o recrutador. Isso não significa, contudo, que você está
autorizado para fazer questionamentos evasivos que só contribuem para corromper
sua reputação.
Perguntar
“em que negócio esta empresa atua”, por exemplo, só denuncia ignorância e
despreparo. Entre outros assuntos proibidos na entrevista estão questões que
coloquem o recrutador numa saia justa ou que demonstrem que você só está
preocupado com dinheiro.
Como
evitar? Busque o máximo de informações possíveis sobre a empresa. Elas serão
úteis para você elaborar questões inteligentes e relevantes.
4.
Não enviar uma nota de agradecimento
Sumir
do mapa após a entrevista não é uma estratégia inteligente para quem quer se
tonar inesquecível para o headhunter. Por isso, após a entrevista, vale enviar
um e-mail de agradecimento ou, até mesmo, adicionar o recrutador no LinkedIn.
Como
evitar? A dica básica para se tornar inesquecível para o recrutador é ser
objetivo e simpático. Agradeça, mostre-se disponível e ponto. Ou seja, nada de
pedidos desesperados para que ele escolha você para o emprego em questão.
Fonte: http://migre.me/dUsKt
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